quinta-feira, 30 de julho de 2015

Vestibular: O que fazer?







     Olá galerinha! Sei que muitos aí estão numa onda grande de vestibular e cá pra nós, pense numa época difícil! Alguns anos atrás foi a minha vez de passar por essa fase e me dei bem. Hoje estou no meio do meu curso numa federal, participando de um programa de intercâmbio. Então vou tentar passar dicas que me ajudaram nessa época para ajudar vocês a alcançar seus sonhados objetivos.

     Primeiro de tudo, cuidado com a pressão externa. As pessoas criam muita expectativa sobre você passar no vestibular e isso acaba deixando a pessoa uma pilha de nervos. Então não se pressione tanto nem fique doido do juízo porque você tem que passar no vestibular. Isso vai fazer você ficar nervoso sem necessidade e só vai atrapalhar, então relaxa a peruca ai que se você se esforçar, vai dar certo... Ou agora ou depois.

     Segundo, se organize. Organização é crucial pra você estudar tudo no menor tempo possível. Eu sei bem que matéria de vestibular parece que brota.. Toda vez que você pensa que ta acabando, aparece mais! Mas tenha calma, paciência que tudo vai dar certo. Impossível estudar tudo detalhadamente. Então vamos lá.


  • Separe os tópicos mais importantes.
     Cada início de semana você pode separar tópicos importantes que geralmente tem foco no vestibular. Então você pode separar um tópico de cada matéria pra cada dia. Ai você vê o que fica melhor pra você, se é começar com um assunto mais difícil é que você tem mais dificuldade na segunda ou um mais fácil pra pegar o pique de estudo na semana. 
     Outra coisa que você pode fazer é escolher dois tópicos no dia pra não ficar aquela coisa cansativa de estudar só um assunto. É claro que se não der tempo de estudar aquilo tudo, tem o outro dia pra complementar.
     O bom mesmo é deixar tudo anotadinho pra você não esquecer o que tem que estudar naquela semana. Depois que estudar, só cortar da lista.

  • Exercícios e resumos.
     Uma coisa que me ajuda muito a estudar são exercícios. Só assim eu consigo fixar mesmo o conteúdo e ai fica mais fácil de resolver as questões nas provas. Então pra todas as matérias, é muito bom fazer resumos, seja de história e geografia ou matemática. Faz aqueles tópicos importantes numa folha e depois corre pros exercícios. Se você não souber de alguma questão, fica fácil procurar resposta se você tiver um resumo do assunto. Além de ser bom pra revisar depois. 
     Para fazer exercícios você pode pegar de livros do colégio ou de material na internet. O que não falta é lista de exercício de diversos assuntos. É o mais importante, tenha as provas dos vestibulares antigos e resolva em casa!
     No meu ano, imprimir provas dos 3 anos passados do vestibular da minha universidade, além de fazer simulados do enem. Então façam as provas passadas. Isso ajuda muito!

  • Assista vídeo aula.
      Se você tem alguma dificuldade em algum assunto específico, você pode assistir vídeo aulas na internet. Essa dica serve tanto pra vestibular quanto para a universidade.. Até hoje me rendo a vídeo aulas, principalmente quando envolve química e cálculo. Você pode achar assuntos diversos com diversas abordagens e isso pode ajudar muito você a entender melhor o assunto. Afinal, cada pessoa expressa seu conhecimento de uma forma diferente, então você pode achar alguém explicando de uma forma mais fácil para você entender. 

    • Música clássica.  

         Uma coisa que eu fazia muito estudando era escutar música clássica. Vi isso em um filme quando estava no segundo ano e adotei o hábito. Realmente me ajudava com a concentração e pra mim era mais fácil estudar assim. As vezes tento fazer isso mas perdi muito esse hábito depois que entrei na universidade. Mas garanto, me ajudou muito. Você pode tentar isso, só colocar no YouTube "música clássica para estudar" ou "musicas para estudar" que você vai achar muitas opções. Não custa tentar né.
    • Treine redação.
         Ultima dica de hoje: treine redação. Esta vai ser o seu maior diferencial na pontuação do vestibular. Então se mantenha atualizado, leia muito sobre as notícias globais, treine sobre assuntos diferenciados, pratique a estrutura, pegue temas antigos de faça uma redação sobre, olhe temas possíveis na internet, isso tudo vai ajudar. Vale a pena trocar redação com amigo, pedir pra professor corrigir, ou até mesmo alguém da família.. É bom ter uma opinião de fora para receber dicas que pode melhorar sua redação. 

         Bom, agora que já temos algumas dicas, que tal colocar algumas em praticar e correr pra estudar? Afinal, nunca é tarde pra se preparar gente!


    Um beijo, Lilá 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...